quarta-feira, 14 de março de 2012

A verdadeira pizza napolitana


Segundo Nunes (2009) a União Europeia reconheceu oficialmente no dia 9 de Dezembro de 2009 o selo STG (Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida), concedido à verdadeira pizza napolitana.

Anote a receita: disco de massa à base de farinha de trigo e água de qualidade, com centro medindo no máximo 0,5 cm e borda alta, dourada e crocante. Na cobertura, molho de tomate do tipo san manzano ou vesuviano, típicos da região da Campânia, pedaços de mussarela de búfala e manjericão fresco. É assim que deve ser uma autêntica margherita.

Desde 2004, os pizzaiolos locais aguardavam pelo reconhecimento d

o estatuto com normas de procedimento de preparação das pizzas napolitanas –margherita e marinara (alho, azeite, tomate e orégano) – escrito por Antonio Pace, fundador da Associazione Verace Pizza Napoletana, e outros 17 pizzaiolos, e registrado em todos os cartórios de Nápoles.

A paixão napolitana pela pizza é como a nossa pelo arroz com feijão. A primeira margherita a sair do forno a lenha foi feita pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para servir à rainha Margherita di Savoia e seu marido Umberto I, reis da Itália, em 1889.

Para apresentar a pizza como é feita na Itália, a Câmara

Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro realiza até o fim do mês o 1º Festival Verace Napoletana, em pizzarias do Rio, como a Capricciosa, e de São Paulo, como a Speranza.

Na cidade de Santa Cruz das Palmeiras é possível recomendar a Pizza Napolitana da Vó Carmella Cantina , situada na Avenida XV de Novembro. Sempre que tenho a oportunidade vou prestigiar essa pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário